Com toda certeza, você já deve ter ouvido ao menos falar sobre a herpes, não é mesmo? Mais conhecida pelo viés da herpes labial e herpes genital, há um outro tipo que boa parte das pessoas desconhece: a Herpes Ocular.
Embora com menos “hype” em torno de si, a doença chega a ser tão comum quanto suas versões mais famosas e pode atingir um elevado grau de gravidade, caso não seja tratada de forma correta.
Conheça mais a respeito deste importante tema, no artigo de hoje e entenda melhor a questão.
Herpes Ocular: Vírus são agentes causadores
O Herpes Ocular está intimamente ligado a dois tipos de vírus:
O HSV1 é o que geralmente causa o Herpes Ocular, a infecção nos olhos que é possível se contrair de diversos modos, desde o contato direto com a saliva ou até mesmo via secreção nasal.
Herpes Ocular: Sintomas
De uma leve vermelhidão nos olhos, ao lacrimejamento em excesso, há vários indícios do poder de fogo desta doença, que tem uma particularidade: afeta somente um dos dois olhos, na maior parte dos casos.
Outra característica é que o Herpes Ocular tem sintomas que de certa forma, são muito similares a outros tipos de doenças. Um exemplo comum é confundir o Herpes Ocular com conjuntivite, por exemplo.
Desta forma, o diagnóstico se torna tardio, prejudicando efetivamente o tratamento. Em linhas gerais, os principais sintomas são:
Por se tratar de uma doença silenciosa, a Herpes Ocular pode se agravar e em quadros mais intensos, levar a pessoa a desenvolver a cegueira.
Exatamente por isso, não tenha dúvidas: ao sentir qualquer um destes sintomas, procure um oftalmologista imediatamente.
Tratamento Herpes Ocular
O tratamento da Herpes Ocular se dá com o uso de medicamentos via oral, além do uso de colírios e pomadas específicos para cada caso.
Para tanto, exames são feitos para a identificação do tipo de vírus e para execução do melhor tratamento.
De fácil tratamento, a Herpes Ocular precisa ser descoberta o quanto antes. A prevenção pode se dar, por meio de vacinas e também com algumas atitudes como lavar frequentemente as mãos, não coçar os olhos e manter a imunidade em alta, com alimentação balanceada e saudável.