Mais badalada quando o tema é alimentação com foco em saúde ocular, a cenoura não é e nem deve ser sua única aliada na busca da manutenção do seu bem-estar visual.
Há uma série de outras possibilidades que, se inseridas em sua dieta alimenta, poderão contribuir de forma efetiva para a saúde de sua visão.
Quer saber quais são? Te contaremos a seguir, acompanhe!
Cenoura e os benefícios à visão: de geração para geração
Não é de hoje que a cenoura carrega a alcunha de ajudar as pessoas a ver melhor. Ensinamento que é passado de mãe para filho durante várias gerações, tudo se deve ao fato de que a cenoura é rica em um antioxidante natural que atende pelo nome de betacaroteno.
Além disso, a cenoura é uma rica fonte de vitamina A, que contribui para o melhor funcionamento da retina ocular, sem contar com fato de ter presente também a vitamina C, ótima aliada de nossa saúde.
Alimentos que fazem bem para os olhos: muito além de cenoura
Para manter a saúde de seus olhos em dia, no entanto, não devemos restringir a dieta somente à cenoura, mas agregar demais alimentos tão importantes quanto.
Veja a seguir, algumas dicas neste sentido, para ampliar o seu cardápio e contribuir com a saúde de seus olhos:
Os peixes ocupam lugar de destaque, quando o assunto é saúde ocular. Ricos em ômega 3, ele oferece proteínas essenciais para nossas vistas.
Sem contar com o fato de que o peixe contém ácido graxo, vitaminas A, B6, B12, C, D e E. Isso contribui para prevenção de doenças como a Síndrome do Olho Seco, por exemplo.
As frutas são fundamentais em toda alimentação equilibrada, ajudando a manter nossa saúde num todo e não somente no campo visual. Porém, as frutas cítricas, em especial, otimizam a saúde visual.
Isto porque suas substâncias e nutrientes minimizam as chances de que ocorram doenças como degeneração macular e catarata, entre outras.
Você gosta de açaí? Mesmo se sua resposta for negativa, leve em conta considerar esta opção para elaborar seu cardápio em favor da saúde ocular.
Ele cria uma forte barreira, impedindo que a retina seja atacada pelos radicais livres, graças a presença de vitaminas A e C.
Quais destes alimentos você costuma ingerir? Lembre-se: ao menor desconforto visual, ou ao menos uma vez ao ano, consulte seu médico oftalmologista.