A prevenção ao ceratocone é o foco principal neste mês e a campanha “Junho Violeta” chegou para nos lembrar sobre os cuidados e acompanhamentos necessários para quem tem ceratocone.
O cerocone é uma doença degenerativa que consiste em uma deformação da córnea. Antes arredondada, nesta doença a córnea se torna cônica de maneira progressiva, como resultado, a nossa visão é seriamente afetada e existem chances de cegueira quando não há tratamento adequado.
O paciente com ceratocone pode ter uma predisposição genética para desenvolvimento do problema. Entretanto, fatores externos podem influenciar -e muito- no surgimento da doença o principal hábito responsável por esse tipo de condição é o de coçar os olhos.
A deformação causada no olho pela coceira sistemática do mesmo deve ser tratada com um médico dermatologista ou alergologista enquanto o tratamento do ceratocone é feito com um oftalmo.
É preciso saber as reais causas para sua coceira ocular. Dentre as mais comuns, estão:
Conjuntivite, alergias, Síndrome do Olho Seco, cansaço e estresse são os principais. Além disso, o mau costume ou mania de levar as mãos aos olhos repetidamente.
No tratamento de ceratocone é importante lembrar que é extremamente necessário comparecer a consultas médicas uma vez a cada seis meses para haja acompanhamento adequado da evolução do caso e que para fatores externos (como alergias) sejam tratadas em conjunto em busca de melhores resultados.
Mesmo assim, não há garantia de um tratamento completamente bem-sucedido, pois cada organismo reage de uma forma diferente em determinadas situações e soluções para o problema. Por isso mesmo é importante que exista um acompanhamento minucioso, o que permite que medidas sejam tomadas de acordo com a evolução do caso.
O Instituto de Olhos Marques possui equipamentos e equipe qualificados para a prevenção ao ceratocone. Por isso, se precisar de oftalmologistas disponíveis em Bauru e região, entre em contato conosco.