Você sabia que o tabagismo potencializa problemas relacionados à saúde ocular?
Recentes dados divulgados pela revista científica “The Lancet” destacou o fato de que mais da metade das mortes ocorridas em países como Rússia, Índia, China e Estados Unidos, são atribuídas ao cigarro.
Outro estudo sobre o tema, realizado pela Bill & Melinda Gates Foundation e pela Bloomberg Philanthropies¹, destaca que o Brasil ocupa no mundo, o oitavo lugar em número de fumantes absolutos.
Fato é que o tabagismo está intrinsecamente ligado ao surgimento de doenças oculares, e não apenas às complicações comumente mais conhecidas, como por exemplo, doenças cardíacas, respiratórias e câncer.
Tabagismo também interfere na visão
Um exemplo claro dos efeitos do tabagismo na visão: catarata e degeneração macular relacionada à idade. Ambas doenças têm suas chances de desenvolvimento aumentadas em duas vezes, em pessoas com hábito de fumar.
É bom frisarmos que tanto a degeneração macular, quanto a catarata, estão entre as causas de maior incidência, no que diz respeito a desenvolver a cegueira.
Já o glaucoma, apontado como um dos principais fatores de risco para ocasionar a Doença de Graves – que chega a acarretar muitas vezes, na perda do globo ocular, é extremamente agravado no caso de pessoas fumantes.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios conclui: cerca de 20% da população brasileira com 25 anos ou mais ainda é fumante
Dados revelados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, indicam que aproximadamente 20% da população brasileira com idade de 25 anos o mais, ainda cultiva o vício do cigarro.
Se você está incluído no grupo dos fumantes, cuidado: você faz parte de um grupo de risco, propenso a desenvolver doenças como:
Que tal marcar uma consulta com seu oftalmologista e buscar ajuda para sair do vício do cigarro? Sua saúde irá agradecer e sua visão também.