Dilatar as pupilas te deixa apreensivo? Saiba porque não há motivos para preocupações!
Se você já frequentou o consultório oftalmológico, você teve suas pupilas dilatadas. Apesar de indolor, muita gente reclama ao receber o colírio nos olhos…A gente sabe! Não é nada fácil para enxergar (principalmente de perto) ao sair do consultório, mas saiba que há um bom motivo para isso.
A dilatação da pupila é importante por dois motivos:
O medicamento, neste caso, faz com que alguns músculos dos nossos olhos fiquem paralisados, o que possibilita ao oftalmologista a realização de um exame mais bem feito e condizente com o grau que você precisará – ou não – em seus óculos.
O exame de fundo de olho (ou fundoscopia) é super importante e serve para detectar doenças que muitas vezes são silenciosas, sendo importantíssimo e imprescindível em consultas de rotina. Entretanto, para que o exame seja feito da melhor forma possível, é preciso paralisar parte da musculatura dos olhos (assim como no caso acima).
Assista ao vídeo do Dr José Eduardo Marques clicando no link.
Algumas pessoas não precisam pingar este colírio nos olhos, dentre elas, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com mais de 40 anos. O colírio não se faz necessário nestes casos pois as pessoas destes grupos possuem uma musculatura mais afrouxada nos olhos, o que já possibilita ao médico oftalmologista uma visão privilegiada nos exames.
Sim! Cada caso é um caso, isso é importante lembrar. Algumas pessoas após os 40 anos ainda têm essa musculatura dos olhos firme e rígida, precisando receber o colírio. Quem consegue avaliar caso a caso e proceder de acordo com as especificidades de cada um é sempre o oftalmo.
Quanto ao afrouxamento destes músculos após os 40, não é preciso se preocupar. Assim como as demais partes do corpo passam por um processo natural de envelhecimento, com os olhos não é diferente.
Atendemos Bauru e região e possuímos estrutura completa para cuidar dos seus olhos. Em nossa equipe possuímos especialistas em córnea, retina, catarata, estrabismo e muito mais! Entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho.