Para alertar sobre a importância da prevenção, através de exames e consultas de rotina, a OMS criou o Dia Mundial da Visão.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 39 milhões de pessoas no mundo sofram com a cegueira.
Ainda, 246 milhões possuem perda moderada ou severa da visão.
Essas informações estão presentes no documento “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, desenvolvido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, nele são apontados números preocupantes relativos a problemas na visão.
A data é comemorada para chamar a atenção para o risco de cegueira e deficiências visuais.
Através dessa data é possível conscientizar sobre a importância dos exames oftalmológicos e a relação com o diagnóstico de doenças como:
As doenças citadas acima podem causar cegueira irreversível.
É importante lembrar que algumas doenças infecciosas se não tratadas também podem se agravar e resultar na perda da visão.
São elas: AIDS, herpes, doença de Lyme, toxocaríase e toxoplasmose.
Nem sempre as doenças que resultam em perda da visão apresentam sintomas, por isso a importância dos exames preventivos.
Entretanto, sintomas como visão embaçada, fotofobia, dor nos olhos, visão dupla e vermelhidão, exigem o agendamento de uma consulta o quanto antes.
Para evitar o desenvolvimento ou surgimento das doenças visuais, também são necessárias algumas medidas simples como:
Por isso, não se esqueça de manter seus exames e consultas em dia, além de consultar o oftalmologista o quanto antes, ao sinal de qualquer desconforto ocular.
O Dia Mundial da Visão é uma data que existe para nos lembrar da importância em dar a devida atenção à saúde dos nossos olhos.
Mas sempre é hora de fazer aquele check-up, certo? Entre em contato conosco para agendar o seu!