Com certeza, você já ouviu falar sobre a incidência das doenças oculares no inverno, e como este fator atrapalha a rotina das pessoas. Este índice mais elevado de casos de desconfortos oculares na estação, apontada como a mais fria e seca do ano, ocorre sobretudo, em decorrência do acúmulo de poluentes, concentrados na atmosfera, bem como a minimização da lubrificação natural dos nossos olhos.
Veja a seguir, as principais doenças oculares, influenciadas pelo clima seco do inverno, e algumas dicas para lidar melhor com estes problemas.
Síndrome do Olho Seco
Comprovadamente, a Síndrome do Olho Seco está ligada às condições do meio ambiente onde o indivíduo está inserido. Situações como permanência em locais fechados com a presença de condicionadores de ar, baixa umidade do ar, poluição, poeira, e ar seco, são fatores que desencadeiam este problema ocular.
Isto porque os fatore acima contribuem para a diminuição da lágrima, que é o lubrificante natural dos olhos. Vista embaçada, olhos irritados e forte ardor ocular, estão entre os principais sintomas.
Conjuntivite
Muito comum em estações como outono e inverno, a conjuntivite consiste em uma inflamação na parte branca dos olhos, chamada de conjuntiva. A aglomeração em ambiente fechados, facilita a disseminação desta doença ocular.
A conjuntivite pode ser:
Os sintomas mais comuns são a vermelhidão ocular, as pálpebras inchadas, lacrimejamento e a presença de coceira intensa nos olhos.
Alergias Oculares
Muito presentes no inverno, as alergias oculares ocorrem devido a reação do organismo perante determinado alérgeno.
Estas reações podem atingir tanto as pálpebras quanto aos olhos, sendo que pessoas com predisposição a quadros de asma, alergias de pele e/ou rinite alérgica, são mais suscetíveis.
Este é mais um indício de como o clima influencia a saúde do olho, sendo que os sintomas mais comuns das alergias oculares são:
Dicas para cuidar bem dos olhos no inverno
Se notar qualquer anormalidade em sua visão e desconfortos oculares, visite imediatamente o médico oftalmologista.